terça-feira, 16 de julho de 2013

BRINCADEIRAS QUE AJUDAM A ENSINAR...
1.    Passando a bola
Só precisamos de uma bola ou qualquer outro objeto como por exemplo, papel de jornal ou revistas velhos.
Primeiro em círculo sentados cada um rola a bola para o outro colega, assim que todos terminarem, ficamos de pé e passamos a bola pela direita depois pela esquerda, em seguida todos em fila passa a bola por cima e depois por baixo.
Com essa brincadeira é possível:
*Trabalhar lateralidade;
*Estimular a coordenação viso motora;
*Noções baixo em cima, direta e esquerda, de rolar. 
2.  Boliche
Vamos precisar de 5 garrafinhas pet e uma bola, essa pode ser feita de meias velhas.
Colocamos as garrafinhas uma do lado da outra. Uma criança de cada vez pega a bola e arremessa nas garrafinhas, todos contam juntos quantas derrubaram, continua a brincadeira até todos participarem ou cansarem.
Com essa brincadeira é possível:
*melhorar a habilidade de arremessamento da criança
*ensiná-la a controlar a força (tono muscular)
*ajuda a ter noção de distância e quantidade
*se for garrafinhas coloridas pode-se trabalhar cores
  3. Pequenos desafios
No pátio do C.E.I., organizamos pequenos desafios para as crianças usando, 1 mesa, 2 bancos grandes e 1 pequeno, vários bambolês.
O desafio era passar por baixo da mesa, por cima dos bancos e por fim pular os bambolês, primeiro um de cada vez e depois todos juntos um atrás do outro.
Com essa brincadeira é possível:
*noções em baixo em cima;
*noções engatinhar, andar e pular;
*noções subir e descer.
4. Brincadeiras de parque
(escorregador, gira-gira, balanço, gangorra, túnel de tubo, pneus, areia)
Com essas brincadeiras é possível:
*potencializar a sua capacidade para adquirir confiança em si mesmo e nos outros;
* ajudar na superação do medo diante de uma situação nova;
* aumentar seu dinamismo e sua segurança no que se refere às coordenações gerais;
*estimular a percepção espacial;
*potencializar a sua capacidade para apreciar diversas velocidades de movimento;
*favorecer a multiplicidade de situações;
*estimular e a socialização e cooperação;
*estimular sua habilidade de manipulação;
*desenvolver o sentido de tato;
*estimular sua criatividade.
5. Piscina
(baldinhos, bolinhas coloridas, bichinhos aquáticos)
*permitir a liberação de energia;
*trabalhar a importância da água;
*desenvolver seus hábitos de higiene;
*estimulá-lo a descobrir o meio aquático;
*favorecer a coordenação óculo-manual;
*desenvolver a sua capacidade de observação.
6. Massinha de modelar
(com moldes, rolo ou com as próprias mãos)
Com essa brincadeira é possível:
*fazer perceber a solidez dos materiais;
*estimular a sua expressão artística;
*desenvolver a criatividade da criança;
*desenvolver sua habilidade de manipulação;
*ensiná-lo por meio do exemplo e da imitação;
*ensinar a reconhecer as cores.
7. Encaixes
Vamos precisar de uma caixa de papelão de tamanho médio e algumas peças geométricas de formas e cores variadas.
Colocamos a caixa virada para baixo e recortamos, em seu fundo, as formas das figuras geométricas (por exemplo: uma redonda uma quadrada e outra triangular).
As crianças devem introduzir as peças geométricas na caixa e, para isso, necessitará que cada peça coincida com a forma do buraco da caixa.
Depois da demonstração, mostramos-lhe como recuperar as peças do interior da caixa e, então, deixamos que brincassem sozinhos.
Observação: podemos incluir peças que não se encaixe em nenhum buraco para dificultar.
Será possível com essa brincadeira:
*ajudar as crianças distinguir as formas;
*desenvolver sua coordenação óculo- manual;
*incitá-la a persistir para conquistar o que deseja;
*ensiná-la a planejar e a solucionar problemas;
*ensinar a conhecer cores.
8. Brincadeiras de roda
Será possível com essa brincadeira:
*estabelecer laços de amizade e companheirismo;
*socialização e interação entre criança /adulto e criança /criança;
*cooperação e regras.
9. Brincadeiras com cordas
(passar por baixo, por cima, fazer cobrinha, ponte, cabo de guerra e outras).
Com essas brincadeiras será possível:
*favorecer a coordenação da percepção ocular da criança;
*desenvolver nela a habilidade de coordenação motora;
*ajudar a criança adquirir noção de distancia;
*melhorar  o controle psicomotor da criança;
*combinar diversos movimentos;
*melhorar o controle da postura da criança;
*fazer com que pratique a sincronização.

10. Contando histórias
(podem ser contada por adultos (professores ou pais)ou pelas crianças, com fantoches, marionetes, dedoches, com tapetes, aventais, caixas de histórias)
Com essa brincadeira será possível:
*melhorar a capacidade de concentração da criança;
*desenvolver sua memória;
*estimular sua imaginação e seu gosto por livros;
*desenvolver sua linguagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário